09 agosto 2005

"O Povo Unido..."

No chamado "Verão quente" de há 30 anos atrás, eu era uma criança da idade do meu filhote, também prestes a entrar para a primeira classe. (Ok, já estou a entrar nos "cotas", eu sei ;))
Nessa altura, e dado ainda o clima revolucionário que se vivia, eram muitos os slogans cantados e ouvidos quer na TV, quer na rádio, quer nas ruas. Um dos que eu mais gostava (e que os meus pais têm gravado em cassetes que enviavam para os meus tios no Canadá e Açores) era "o povo unido jamais será vencido". Ainda hoje me lembro bem da excitação daqueles anos e que era contagiante.
Pois bem, a semana passada, sem mais nem menos, começa o Pedro: "o povo unido jamais será vencido!" e repetia, sorridente e feliz da vida. Ficámos a olhar para ele, sem perceber de onde veio de repente aquele "grito" - é que nem sequer estamos nas comemorações do 25 de Abril, que é quando se volta a ouvir em força...
Confesso que achei piada, porque me transportou no tempo... Só que agora, o slogan já tem as suas adaptações: "o cabelo unido..."; "Os pés unidos..." e por aí fora, até onde nos pode levar a imaginação!
Daqui a pouco temos "os filhos unidos jamais serão vencidos!" e aí é que nós, pais, ficamos "tramados". ;)
Seja como for, o passo seguinte será contar ao meu filhote o significado e o contexto em que surgiu a frase que canta com tanto entusiasmo. Porque, quer se goste ou não, tem a ver com o que somos hoje e faz parte da nossa História. E eu gosto.

9 comentários:

_rutHe_ disse...

...está na História...está no nosso sangue! Embora não o tenha vivido...sinto a importância que teve na nossa vida do "Hoje"!

Beijinhos aos pimpolhos ;)

Isabel

Eva Lima disse...

"Filhos unidos jamais serão vencidos"???Essa é capaz de ser perigosa ...para nós.

Tens toda a razão, foi uma fase mto importante para nós, como povo e cidadãos.

bjinhos

AnaBond disse...

'vim-te' espreitar... vou-te linkar....

gostei principalmente do 'Pedro e Inês'... adoro o nome Inês e só não coloquei o nome Pedro ao meu filho porque já tem um primo Pedro...

adoro a história ;)

Fitinha Azul disse...

eu sempre gostei de história por isso espero que os meus filhotes também gostem, principalmente a história do nosso país!
Beijocas

Ps- quantos às tabelas dos meus filhotes inventei um bocado, vi como se faziam os links no template e fiz também, com certeza há outras blogueiras que sabem fazer melhor mas posso explicar-te: aqui fica o mail se quiseres cpabg@hotmail.com

Ica disse...

E então chegaste a descobrir onde ouviu ele essa frase?. Fiquei curiosa.

Eu não me lembro bem desses dias e dessa agitação, apesar de fazer anos no 25 de Abril.Tinha 3 anos na altura

Um beijinho

Rita e VAsquinho

Clara disse...

E unidos venceremos!!! (não sei o quê, no momento, mas era uma delas também - sou pós 25 Abril, mas acho que nunca tivemos nada igual)
Essa dos filhos unidos...acautela-te!!! Qualquer dia ouves: Viva a Revolução! E vez brinquedos pelo ar, ehehehe!!!

a mãe dos miúdos disse...

olha, só à custa da chamada de atenção da Ana é que reparei que tens um Pedro e Inês em casa. É muito esperta e atenta aquela mocinha... Mas espero que os teus sejam mais felizes que os outros.

Quanto à frase, também gosto (apesar de me ir parecendo cada vez mais vazia) e não pude evitar sorrir por saber que o Pedro já a diz :) mas quando lhe explicres o contexto não digas a parte dos filhos unidos, tá?

bjs
sónia

Teresa Pombo Pereira disse...

Mas onde é que eles vão arranjar estas coisas??!! :-D
Estou mesmo a ver o Pedrocas muito senhor de si a entoar o slogan....
Eu nunca esquecerei: "Uma gaivota voava, voava..."
;-)

beijocas da tia T.

Gina A. disse...

Olá!
Obrigada por visitares o meu blog... também gostei do teu...
Todos nós devemos preservar o que é da nossa história e acho que fazes muito bem em explicar-lhe o significado...
Parabéns pelos teus "piscos de gente"!
Beijinhos