08 dezembro 2005

Sensibilidade

Ao fim de semana e feriados os piscos têm o hábito de tomar o pequeno almoço na sala, a ver um filme da sua preferência. Como sempre, cada um quer o seu e há que chegar a um acordo que contente minimamente as duas partes. Assim, a escolha hoje acabou por cair no "Vale Encantado 1".
Este filme já foi visto várias vezes pelos dois. No decorrer da história, o pequeno dinossauro perde a mãe e fica sozinho.
Hoje, para meu espanto, a Inês aparece na cozinha com um ar muito triste e, de repente, começa a chorar desalmadamente... As lágrimas caíam pelo seu rostinho lindo. Perguntei-lhe o porquê... se era por causa da mãe do dinossauro - era! Expliquei-lhe que eram apenas desenhos animados, mas ela continuava no choro... Perguntei-lhe se ela tinha medo de que lhe acontecesse a ela... - diz que sim. Apertei-a muito e mimei-a. Ela acabou por vir tomar o pequeno almoço comigo na cozinha.
Realmente tenho dois filhos muito diferentes e com sensibilidades distintas. Coisas que ao Pedro não incomodam, baralham a Inês e vice-versa. E há que saber lidar com a diferença, explicando a cada um a naturalidade no comportamento do outro.
O Pedro, por ex.º, nunca chorou com o Rei Leão, embora fizesse muitas perguntas. Adora monstros e nunca teve pesadelos com eles - apenas com lobos. A Inês ainda não viu o Rei Leão, mas pela primeira vez chorou por causa de um filme; não gosta de monstros e os pesadelos são com eles; ela tem medo do Pai Natal e não se chega perto, embora vibre com ele.
Enfim, são os meus filhotes, lindos na diferença e no que os une, como seres e como irmãos.

3 comentários:

Anna^ disse...

pssiiuuuu,isto cá para nós:até eu fico c um nozinho na garganta e o olho a brilhar qdo vejo esses filmes!!
A cabecinha deles fica logo em estado de alerta.
Mas como sempre sabes lidar c isso!

bjokas ":o)

Ana Santos disse...

Olá amiga,
como tens passado? Bem?
Os teus piscos são muito sensíveís. O Marquinho agora é que começa apreçiar os desenhos animados.
Beijinhos,
Ana e Marquinho + anjinho

Clara disse...

Tão diferentes :)))