26 setembro 2006

N.º de filhos

Depois de ler o post publicado aqui, fiquei com vontade de escrever algo sobre o assunto.

O meu sonho, quando jovem e boa rapariga, era ter 4 filhos, dois de cada para que nenhum ficasse 'sózinho'.

Quando casei, o mínimo era dois (estando decidido que, se não pudesse ter adoptaria). Hoje tenho o casalinho de piscos. Confesso que não me importava se tivessem sido 2 rapazes, até porque assim mais facilmente teria o pretexto de avançar para a aventura n.º 3.

Essa acabou por ser uma aventura eternamente adiada. Entre o sentimento de querer, não querer e não saber se quero, o tempo foi passando. A outra metade também nunca se mostrou muito entusiasmada com o alargamento do quadro orgânico familiar.

A maior parte das pessoas sempre me olhou com muito espanto face a esta vontade de ter mais um filho, inclusivé os meus pais. Todos acham que já estamos bem assim, porque daria muito trabalho, preocupação (ainda por cima eu sou super galinha) e despesa, e depois a tal conversa: já estamos tão bem, 'despachados', com o casalinho - para quê 'estragar'? Confesso que isto me chateia!

Em casa, quando se fala do assunto, estamos divididos: pai e Pedro acham que está bem assim, mãe e Inês gostavam de mais um bebé (ela já chegou a dizer que gostava muito de ter mais um irmão rapaz :).

Acontece que ainda não consigo disser convictamente que acabou. Custa-me pensar que não terei mais filhos. Mesmo quando olho para os meus dois piscos, lindos, harmoniosos. Ainda por cima eles já estão tãooo independentes, tão mais fáceis de tratar... E seria mais um para me preocupar, para me deixar inquieta e de cabelos brancos... E seria mais complicado nas viagens de avião (e agora até nos lugares ficamos certinhos, fora a despesa...) Mas também seria mais um para amar e encher a casa.

E não digo isto a muita gente. Até porque o tempo passou, a diferença de idade dos irmãos já seria grande (e eu gosto de diferenças pequenas) e a minha também já não ajuda nada (até porque também nunca achei piada a ser mãe muito 'velha').

Neste momento, coloquei 'nas mãos de Deus'... É uma solução cómoda, eu sei... Mas que também me dá conforto. Porque, se calhar, é assim que é suposto ser.

10 comentários:

Ana Santos disse...

Hummm! Será que ainda vou conhecer mais um pisquinho de gente?
Sabes também gostava de ir ao 3º filho(a), tanto eu como o meu marido desejavamos 3 filhos. Mas depois penso tadinho vai ter uma mãe velha (menos de espírito, esse não está velho), mas o pai é novo. Por enquanto esse sonho tem que estar adiado devido às malditas finanças.
Amiga se essa é a tua vontade porque não?
Um filho é uma dádiva tanto grande, uma benção de Deus.
Claro que fui muito criticada por ter o 2º filho, imagino o que será se algum dia vier o 3º(3ª).
Beijinhos
Ana e seus tesourinhos
PS sou de uma família numerosa. Somos 7 filhos, mas quando era pequena ninguém reparava nisso de famílias numerosas. E adoro ter tantas irmãs e irmãos.

Ana Fundo disse...

Olá...acho que ainda temos mais coisas em comum...para além do que escreveste neste post, o seres Sagitário e teres 37 anos :-)))))
Beijinhos
Ana

SusanaMama disse...

E eu que bem gostava de ter mais um sobrinho....e ate eu nao me importava de aumentar a familia


Bjs

guga2004 disse...

Olha ainda só vou no 1º, mas gostava de ter 1 2ª dentro de pouco tempo,e um 3º próximo dos 40 anos, por isso acho que deves ir em frente desde que seja isso que realmente querem. Boa sorte!

bjs Sandra

Clara disse...

E está mesmo nas mãos Dele, venha de lá mais um pisquinho!

Não páras de me surpreender pela positiva.

Sónia e MI disse...

:)))
Eu concordo contigo, mais um filho, significa mais alguém para repartir tudo de bom que temos.
Eu tenho mais um irmão e tenho pena de não ter tido mais, se conseguir realizar o meu sonho, serão 3 filhos que pretendo ter. Contudo, o meu sonho maior era ter a familia toda junta, sempre fui muito ligada á minha e queria que a que construisse assim fosse, pelos vistos, não consegui.
Já estou feliz por saber que o 1º vem a caminho, para os outros 2 que desejo , faço como tu, deixo isso nas mãos de Deus.

beijocas mto grandes!

Gina A. disse...

Amiga, partilho da tua opinião, em parte. Digo, em parte, porque eu e o Nuno decidimos não ter mais filhos. Não porque não gostaria de tentar a menina (adoro ter dois rapazes mas confesso que gostava muito de ter uma menina), mas porque financeiramente, não nos permitiria dar-lhes o melhor, como nos permite agora. E o tempo já é tão pouco para dois, e a paciência...

Mas no fundo, até que gostava de ter um 3º filho. Mas não! Quero sim, desfrutar destes ao máximo! E rezar para que tenham sempre saúde e sejam felizes!

Estou contigo, linda, e acho que Deus saberá atender-te da melhor maneira! ;-)

Beijos grandes

Gina A. disse...

Mas ia adorar conhecer mais um pisquinho... ;-)

Beijos

AnaBond disse...

ai.... ia ser lindo.

confesso que tb gostava de ter um terceiro, mas com a minha última experiência está praticamente 'fechada a loja'... mas fico com tanta pena, mesmo que tenha 'um casalinho'.

ando aqui a torcer por ti, tá?

Smas disse...

Este post podia ter sido escrito por mim, sentimentos iguais aos meus, excepto o facto de não ter deixado nada nas mãos d Deus que acho que não vou ter mais que a parte pior é o que custam as escolas!
Bjs