15 janeiro 2008

E ele desistiu...

Na sexta-feira passada, ele saiu cabisbaixo do treino de futebol. Senti-o muito triste e perguntei-lhe o que se tinha passado, se tinham voltado a dizer-lhe alguma coisa. Disse-me que um menino lhe tinha chamado nomes, "burro e deficiente". Passei-me!
Quem me conhece bem, sabe que não é bom ver-me 'passada dos carretos'. Identificado o catraio, ei-lo que vem com a mãe (bastante simpática, por sinal) e eu viro-me para ele com um ar que deve ter sido, no mínimo assustador.
Falei com o rapaz, que me disse não ser o único ao que respondi ser esse mesmo o problema - só que ele teve azar, foi 'apanhado'. Perguntei-lhe se ele gostaria que lhe fizessem o mesmo, como se sentiria. Tive o apoio da mãe dele.
A mãe levou-o a pedir desculpa ao meu. E falámos um pouco as duas. Pedi desculpa pela exaltação e expliquei que já estava mesmo farta. Ainda hoje ela me cumprimentou, pois os miúdos andam na mesma escola, embora em anos diferentes.
Perguntei ao Pedro se ele se tinha importado que eu tivesse tomado aquela atitude (às vezes os miúdos não gostam, certo?) e ele disse 'nãaaaooo!'. Mas no domingo disse-me o que eu já adivinhava - não quero ir mais.
Fico triste por ele, pois sei que adora jogar futebol. Não é dos melhores, está bem, mas e depois? O que interessa é o jogo pela diversão - ou estarei errada?
Arrependi-me de não ter aproveitado o 'vaipe' para ter falado também com o treinador. Pode ser que ainda o faça, pois não gostei nada do que aconteceu este ano - mesmo sabendo que são muitos miúdos e poucos treinadores há coisas que não podem ser descuradas, principalmente quando se lida com miúdos.
Tenho pena pelo meu filho, tenho pena porque ele atingiu o seu limite. E só espero que não tinha saído muito magoado na sua auto-estima.

11 comentários:

SusanaMama disse...

Até eu estou super irritada....Onde é que eles estão que vou eu falar com eles também. Detesto injustiças...detesto que rebaixem as pessoas!

Detesto e passo-me também!

Fizeste bem, mana! Apoio-te...

Acredito que o meu afilhado vai superar...

carla disse...

Olha eu falava com o treinador, n é justo ele desistir por esses motivos...vai deixar de practicar um desporto que gosta por causa da malvadez de outras crianças.

Beijinhos

LP disse...

Não é justo, é verdade mas é também mais uma forma de crescer, mais uma prova para ele superar e com a tua ajuda tudo vai correr bem.

Fitinha Azul disse...

Na minha opinião não deveria desistir, eu falava com o treinador e tentava que o pequenote desse a volta por cima, acho que se assim fosse aumentava a auto estima que é tão importante para ele...

Beijocas grandes

Bekas C. disse...

Ohhh :(

Também sou da opinião que ele não deve desistir... não se deve desistir ao 1º problemazito... ainda mais se é uma coisa que ele tanto gosta!
Na minha opinião acho que não devias ter falado com o outro miudo, o Pedro já é grandinho e não se deve esconder atrás das saias da mãe.
No teu lugar falava com o Pedro e dizia que o melhor é ignorar quando lhe chamam nomes, que só fazem isso para o chatear, porque se ele der importância vai dar muito mais prazer a quem lhe chama nomes. Com a minha filha deu resultado, deixaram-lhe de chamar nomes e ela saiu dessa fase muito mais forte!

Beijokas

Carla O. disse...

Bekas, não foi a primeira vez. Tem sido assim desde o inicio do ano. E muito ele já suportou, sem ser necessário que eu lhe dissesse coisa alguma. Até golpes de wrestling já lhe fizeram.
Ele não é miúdo de reagir, infelizmente - nunca foi. E nunca se escondeu nas saias da mãe, que lhe diz que tem que ser ele a reagir e a não deixar que o tratem assim. Ele detesta confusões e foge delas como o diabo da cruz.
Também lhe disse para não ligar e foi o que fez durante meses. Agora atingiu o seu limite.
Agora, ao fim de todo este tempo, também não vou forçar o miúdo a continuar num sitio onde deixou de se sentir bem e a fazer de algo de que gosta um enorme sacrificio.
Cada um é como cada qual. O meu papel é ajudá-lo o melhor que posso e sei, para que continue em frente - que é o que ele tem feito e por isso o admiro. E não me arrependo de ter falado desta vez.

Anna^ disse...

Ao contrário dos outros, eu sou de opinião de que se ele não quer ir mais ,não o deves forçar.Não há coisa pior para uma criança do que a forçar a estar onde se sente mal e onde sabe que não tem nenhum apoio.O mantê-lo lá pode dar bom ou mau resultado e honestamente eu não arriscava;e como tu própria referes,já muito aguentou ele.

Beijo grande e força Pedro!!! ;)

Gina A. disse...

Oh, Carla, que chatice, essa situação! Vai falar com o treinador, sim! Mas, onde é que já se viu? E o Pedro, um amor de miúdo! Claro que as coisas não podem ficar assim... bolas! Fiquei irritada, danada, furiosa! As pessoas cada vez prestam menos... não falando tanto no miúdo mas no treinador que, muito provavelmente, assiste a esses episódios e nada diz!?

Mas, por um lado, acho que concordo com o que a anna^ diz no seu comentário... se ele não quer mesmo ir, talvez seja melhor não insistires. Há-de surgir outra oportunidade! Força, Pedro!
Mas fala com o treinador... até porque ficas mais 'aliviada'!

Força, linda e lamento muito tudo isso! Beijo grande

sofia disse...

triste, realmente triste.

Mãe disse...

Amiga,
ele lá sabe. Dá lhe tempo...pois vai fazer outra tentativas..outro desporto...e vai ter q superar e aprender a lidar com estas coisas.
Deixa que cresça mais um bocadinho............:)
Dói, eu sei. Mas há coisas que terá que fazer sozinho.
Um abraço com saudades
Ana
lacosdeternura.blogspot.com/

Terra Mãe disse...

Fico irritada só de ouvir estas histórias. As crianças conseguem ser muito malvadas, logo desde pequenas (infelizmente são os reflexos do ambiente que têm em casa). Acho que era importante falar com o treinador e perceber o ambiente que existe na equipa. As mães sabem o que é melhor para os filhos!